INFORMAÇÕES ÚTEIS

ARQUIMEDES (acrônimo de “Arquivo, Memória e Descrição”) é uma plataforma voltada para a difusão da Memória da Justiça Militar da União, contendo produtos (documentos judiciais históricos) resultantes da primeira fase do Projeto de Descrição Arquivística do Acervo Documental do STM – PRODESC, projeto esse que teve início em 2015.

Foi desenvolvida utilizando-se a interface natural do software AtoM, com pequenas adaptações, com vista à melhor interação do usuário com a estrutura em multinível da descrição arquivística.

Sua linguagem é acessível e a navegação fácil, por meio de rede de hiperlinks e pontos de acessos, através dos quais todas as descrições arquivísticas estão conectadas. Basta clicar em qualquer termo na cor azul, que se chegará a todas as descrições e objetos digitais interconectados por aquele termo.

Para se navegar através das descrições arquivísticas e objetos digitais constantes da plataforma, um ponto de partida é escolher um dos itens na tela inicial ou no menu Navegar, localizado na barra superior do ARQUIMEDES.


 


Tela Navegar


 


Escolhendo “Descrições arquivísticas”, por exemplo, o usuário terá um panorama dos fundos e coleções que compõem a plataforma.


 


Desc Arquivistica


 


Para acessar cada descrição ou objeto digital, pode-se navegar diretamente na árvore do arranjo arquivístico, conforme o fundo ou coleção escolhida.


 


arranjo arquivistico


 


ou digitar um termo de busca na caixa de pesquisa principal, localizada na barra superior da plataforma.


 


termo de busca


 


Navegando por Registros de autoridades ou Assuntos, por exemplo, o usuário terá uma relação de nomes de pessoas ou instituições, ou os diferentes assuntos, respectivamente, abrangidos pelo ARQUIMEDES. Nas caixas de pesquisa específicas dessas páginas, pode-se buscar por um determinado nome (de pessoa ou instituição).


 


registros de autoridade


 


ou assunto.


 


assunto


 


Podem-se usar operadores booleanos AND, OR e NOT em qualquer caixa de pesquisa do ARQUIMEDES.


 


operadores


 


Por padrão, as configurações de pesquisa booleana do ARQUIMEDES são definidas para usar AND quando vários termos de pesquisa são inseridos. Mas na caixa de pesquisa do Navegar Registro de Autoridade, o padrão é o OR. Isso significa que se deve digitar AND (todas as letras em maiúsculas) entre um termo e outro para recuperar somente as descrições que contêm simultaneamente todos os termos de busca inseridos.


 


Para PESQUISA AVANÇADA, basta abrir o painel “Opções de pesquisa avançada”, disponível em todas as páginas de resultados de pesquisa de descrição arquivística e navegação, na parte superior dos resultados, ou posicionando o cursor na caixa de pesquisa principal.


 


pesquisa avançada


 


No painel de pesquisa avançada, o usuário pode selecionar os operadores booleanos “E”, “OU”, “NÃO” no menu “Adicionar novo critério”, para limitar os termos de pesquisa a campos específicos de descrição de arquivos e/ou aplicar vários filtros diferentes para limitar ou restringir os resultados retornados ao longo de critérios específicos, tudo por meio de uma interface de usuário amigável.


 


operadores booleanos


 


Para mais detalhes de como pesquisar no ARQUIMEDES, disponibilizamos um Tutorial de Pesquisas, que pode ser acessado para maiores informações.


 


Por fim, deve-se salientar que o Projeto de Descrição está em andamento, com atualização e revisão constantes, e ainda temos muita documentação arquivística para ser descrita no ARQUIMEDES, com seus respectivos objetos digitais. Caso o usuário queira colaborar e sugerir o acréscimo ou correção de algum dado ou informação constante na plataforma, pode entrar em contato com a Seção de Arquivo do STM por meio do Endereço Eletrônico ou pelo telefone (61) 3313-9112.


 


Caso algum processo judicial ainda não esteja descrito no ARQUIMEDES, o usuário poderá requerê-lo à Ouvidoria da JMU por meio do Formulário Eletrônico disponível no Portal STM, em Portal do Cidadão, Ouvidoria.


 


A sede do Arquivo do STM fica localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 17, Via IA-4, Lote 16/20, Brasília-DF.