Identity area
Type of entity
Authorized form of name
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
History
Places
Local de nascimento: Rio de Janeiro.
Legal status
Functions, occupations and activities
1º Tenente.
Aluno do curso de Engenheiros Geógrafos do Instituto Geográfico Militar.
Mandates/sources of authority
Internal structures/genealogy
Filiação: Clarinda Oliveira Tinoco da Silva e Jorge Gustavo Tinoco.
General context
Em julho de 1922, participou no Rio de Janeiro da revolta tenentista irrompida em protesto contra a eleição de Artur Bernardes à presidência da República (1922-1926) e as punições impostas pelo governo de Epitácio Pessoa (1918-1922) aos militares, com o fechamento do Clube Militar e a prisão do marechal Hermes da Fonseca. A revolta, debelada no mesmo dia, envolveu, no Rio de Janeiro, o forte de Copacabana, a Escola Militar e efetivos da Vila Militar e, em Mato Grosso, o contingente do Exército local. Por sua participação no episódio, Tasso Tinoco foi preso e afastado do serviço militar sem comissão. Somente em 1928 foi absolvido por sentença do juiz Olímpio de Sá e Albuquerque, que considerou improcedente e não comprovada sua participação no levante.
Tomou parte ativa na Revolução de 1930 e, logo após a vitória do movimento, foi promovido em novembro a capitão. Em outubro do ano seguinte foi nomeado interventor federal em Alagoas em substituição ao tenente-coronel Luís de França Albuquerque, tendo permanecido no cargo até outubro de 1932, quando seu antecessor voltou a ocupar essa interventoria.
Fonte: FGV/CPDOC. Biografia de Tasso de Oliveira Tinoco. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/tasso-de-oliveira-tinoco. Acesso em: 04 out. 2019.