Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 06/02/1974 a 01/09/1978 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Dimensão: 1.856 folhas, 3 volumes e 3 apensos
Suporte: papel
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Primeira Circunscrição: Rio de Janeiro e Espírito Santo. Criada pela lei 8.457 de 1992 (lei atual). Correspondeu à Sexta circunscrição (sendo a única de segunda entrância), pelo Decreto 14.450 de 30 de outubro de 1920, abarcando os estados do Espirito Santo, do Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Pelo decreto 17.231, de 26 de fevereiro de 1926, tornou-se a Primeira circunscrição, composta de cinco auditorias: três do Exército e duas da Armada; continuou abarcando os mesmos estados e o Distrito Federal.
Com o decreto 925 de 2 de dezembro de 1938, cada Região Militar passou a compor uma Auditoria, com jurisdição cumulativa no Exército e na Armada. Dessa forma, Rio de Janeiro, Espirito Santo e o Distrito Federal constituíram a Primeira Região Militar, composta de cinco auditorias: três privativas do Exército e duas da Armada.
Por fim, com o Decreto 1.003 de 21 de outubro de 1969, lei de organização judiciaria militar, essa Região voltou a ser a Primeira Circunscrição (Guanabara - antigo Distrito Federal -, Rio de Janeiro e Espirito Santo), composta de sete auditorias: duas da Marinha, três do Exército e duas da Aeronáutica.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O conteúdo documental registra inicialmente que o caso virou conflito de competência em 01/07/1970, seguido pelo Processo da 3ª Auditoria do Exército da 1ª CJM n. 12/70 em 17/03/1972. Posteriormente, ocorreu a Apelação n. 40.221 em 06/02/1974 e o estabelecimento do Processo Criminal n. 1.263 em 30/09/1975. Por fim, os autos foram arquivados no Supremo Tribunal Militar sob o mesmo número da apelação em 10/07/1978.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conteúdo refere-se a autos processuais que detalham a migração de indivíduos de uma ala dissidente do Partido Comunista Brasileiro (P.C.B.) para a Aliança Libertadora Nacional (ALN), especificamente no setor do antigo Estado da Guanabara, entre o final de 1968 e o início de 1969. Contextualmente, o registro destaca que tais adesões ocorreram sob a influência da ala liderada por Carlos Marighella, em um momento de intensificação das atividades de oposição ao governo central. Segundo o texto jurídico, a organização é caracterizada nos autos por seu caráter ilegal e pela finalidade de derrubada do Governo Federal mediante o emprego da luta armada, tipificando a conduta dos indivíduos imputados como pertencentes a quadros de sentido nitidamente subversivo para a época.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição de acesso, dando-se preferência ao acesso on-line, caso este esteja disponível no sítio do Superior Tribunal Militar. Caso não esteja, o documento poderá ser solicitado à Ouvidoria do STM.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução
Idioma do material
português do Brasil
Sistema de escrita do material
latim
Notas ao idioma e script
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- João Batista Xavier Pereira (Envolvido(a))
- Rômulo Noronha de Albuquerque (Envolvido(a))
- Eustáquio Pinto de Oliveira (Envolvido(a))
- Gilney Amorim Viana (Envolvido(a))
- Epitácio Remígio de Araujo (Envolvido(a))
- Efigênia Maria de Oliveira (Envolvido(a))
- Carlos Eduardo Fayal de Lyra (Envolvido(a))
- Carlos Roberto Nolasco Ferreira (Envolvido(a))
- Armando Teixeira Frutuoso (Envolvido(a))
- Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz (Envolvido(a))
- Elcio Pereira Fortes (Envolvido(a))
- Ronaldo Dutra Machado (Envolvido(a))
- Marcos Nonato Fonseca (Envolvido(a))
- José Milton Barbosa (Envolvido(a))
- Yuri Xavier Pereira (Envolvido(a))
- Alex Paula Xavier Pereira (Envolvido(a))
- Iara Xavier Pereira (Envolvido(a))
- Ana Maria Nacinovio Corrêa (Envolvido(a))
- José Pereira de Silva (Envolvido(a))
- Herval Vicente da Silva (Envolvido(a))
- Jorge Raymundo Junior (Envolvido(a))
- Waldemar de Figueiredo Costa (Revisor(a))
- Oswaldo Lima Rodrigues Júnior* (Juíz(a)-Auditor(a))
- José Ventana Porto (Advogado(a))
- Augusto Sussekind de Moraes Rego* (Advogado(a))
- Antonio Modesto da Silveira (Advogado(a))
- Alcyone Vieira Pinto Barretto (Advogado(a))
- Heleno Cláudio Fragoso (Advogado(a))
- Ana Maria Nascimento David (Advogado(a))
- Eny Raymundo Moreira (Advogado(a))
- Oswaldo Ferreira de Mendonça Júnior (Advogado(a))
- Waldemar Torres da Costa* (Relator(a))
- João Alfredo Vieira Portela* (Advogado(a))
- Domingos Fernandes (Envolvido(a))
- Zilda Paula Xavier Pereira (Envolvido(a))
- Tânia Regina Rodrigues Fernandes (Envolvido(a))
- Linda Tayah (Envolvido(a))
- Aton Fon Filho (Envolvido(a))
- Nelson Luiz Lott de Morais Costa (Envolvido(a))
- Dulce Chaves Pandolfi (Envolvido(a))
- Ana Burszlyn Miranda (Envolvido(a))
- Jorge Wilson Fayal de Lyra (Envolvido(a))
- Paulo Henrique Oliveira da Rocha Lins (Envolvido(a))
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Idioma(s)
português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
latim