Guanabara (GB) - Rio de Janeiro (Estado)

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • A Guanabara foi um estado do Brasil de 1960 a 1975, que existiu no território do atual município do Rio de Janeiro. Em sua área, esteve localizado o antigo Distrito Federal. A palavra guanabara tem sua origem no tupi guaná-pará, que significa seio-mar.

  • História: Em 1834, a cidade do Rio de Janeiro, que em 1763 sucedeu Salvador como capital do Brasil colonial e depois imperial, foi compreendida em um Município Neutro, permanecendo como capital do Império do Brasil, enquanto que Niterói passou a ser a capital da província do Rio de Janeiro. Em 1889, após a Proclamação da República do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro continuou sendo a capital do Brasil e a província homônima foi transformada em estado. No dia 24 de fevereiro de 1891, mediante a promulgação da primeira constituição republicana do Brasil, o então Município Neutro transformou-se em Distrito Federal. Com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal, torna-se o estado da Guanabara, de acordo com as disposições transitórias da Constituição de 1946 e da Lei Número 3 752, de 14 de abril de 1960 (Lei San Tiago Dantas).

Nota(s) de exibição

    Termos hierárquicos

    Guanabara (GB) - Rio de Janeiro (Estado)

    Guanabara (GB) - Rio de Janeiro (Estado)

      Termos equivalentes

      Guanabara (GB) - Rio de Janeiro (Estado)

        Termos associados

        Guanabara (GB) - Rio de Janeiro (Estado)

          1 Descrição arquivística resultados para Guanabara (GB) - Rio de Janeiro (Estado)

          1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
          Inquérito Policial Militar n. 155/1964
          BR DFSTM 002-001-003-001-155/1964 · Peça · 04/04/1964 a 09/10/1964
          Parte de Justiça Militar da União

          Inquérito instaurado para apurar a participação de militares da Aeronáutica e civis em movimento subversivo de fundo comunista, ocorrido nos últimos dias de março e início de abril de 1964 no estado da Guanabara e em todo o território nacional, na área da Aeronáutica.
          De início, foi considerado um "Inquérito Central" com 234 indiciados e, após a descentralização em outros inquéritos, permaneceram vinculados ao primeiro 13 (treze) indiciados: Adhemar Scaffa de Azevedo Falcão; Affonso Ferreira Lima; Carlos Ernesto Giese; jair Ribeiro Gaspar; Laercio Morais Lins; Marcelo Correa Mota; Dario Martins Ferreira; Lucy Carneiro; Otacilio Luppi; Cleacyr Scaglioni; Marialdo Roberto Guimarães Ferraro; Edesio Ribeiro Costa; Francisco das Chagas Campos Saraiva.

          Ministério da Aeronáutica*