Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 07/01/1972 a 19/07/1974 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Dimensão: 851 folhas, 2, volumes
Suporte: papel
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Segunda Circunscrição: São Paulo, criada pela Lei n. 8.457, de 1992 (lei atual). Correspondeu à Oitava Circunscrição, pelo Decreto n. 1.450, de 30 de outubro de 1920, abarcando os estados de São Paulo e Goyaz. Pelo Decreto n. 17.231, de 26 de fevereiro de 1926, tornou-se a Segunda Circunscrição, composta pelos mesmos estados.
Com o Decreto n. 925, de 2 de dezembro de 1938, cada Região Militar passou a compor uma Auditoria, com jurisdição cumulativa no Exército e na Armada. São Paulo e Goyaz se tornaram a Segunda Região.
Por fim, com o Decreto n. 1.003, de 21 de outubro de 1969, Lei de Organização Judiciária Militar, a Segunda Circunscrição foi composta apenas por São Paulo e se dividiu em duas auditorias. Goiás compôs a Décima Primeira Circunscrição juntamente com o Distrito Federal (Brasília).
Entidade custodiadora
História do arquivo
Processo 35/71 da 2.ª Auditoria da 2.ª CJM, autuado em 31/03/1971. Seguiu como Apelação n. 39.069 em 07/01/1972 e foi arquivado no Supremo Tribunal Militar sob mesmo número em 19/07/1974.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O item documental é composto de um processo judicial que tramitou na 2ª Auditoria da 2ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM). O documento apresenta o relatório de um inquérito destinado a apurar as atividades de indivíduos integrantes da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização que entrou em processo de desmantelamento após o falecimento de seus principais dirigentes. O Processo registra as decisões proferidas pelo Conselho Permanente de Justiça em 28 de junho de 1971. O texto detalha a condenação de dois indivíduos: o primeiro a três anos de reclusão e o segundo a seis meses de detenção, ambos com base no artigo 14 do Decreto-Lei nº 898/69. Adicionalmente, o documento registra a absolvição de outros dois indivíduos que respondiam por supostos crimes previstos nos artigos 12 e 23 do mesmo decreto.
Em termos de contextualização histórica, o conteúdo reflete a aplicação da Lei de Segurança Nacional durante o período Militar no Brasil. Os registros evidenciam a repressão institucional a grupos de resistência e a atuação técnica do Superior Tribunal Militar (STM) na análise e julgamento dessas ocorrências dentro do ordenamento jurídico da época.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrição de acesso, dando-se preferência ao acesso on-line, caso este esteja disponível no sítio do Superior Tribunal Militar. Caso não esteja, o documento poderá ser solicitado à Ouvidoria do STM.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição de reprodução
Idioma do material
português do Brasil
Sistema de escrita do material
latim
Notas ao idioma e script
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Waldemar Torres da Costa* (Relator(a))
- Nelson da Silva Machado Guimarães* (Juíz(a)-Auditor(a))
- Carlos Alberto Huet de Oliveira Sampaio (Revisor(a))
- Virgilio Egydio Lopes Enei* (Advogado(a))
- João Baptista de Almeida Bueno (Advogado(a))
- Sérgio Pereira de Souza Lima (Envolvido(a))
- Maria Sampaio Tavares (Envolvido(a))
- Maria de Lourdes Rêgo Mello (Envolvido(a))
- Rodrigo Roberto Levevre (Envolvido(a))
- Albertina Gordo de Oliveira Costa (Envolvido(a))
- Sérgio Ferro Pereira (Envolvido(a))
- Carlos Henrique Heck (Envolvido(a))
- Augusto Pinto Boal (Envolvido(a))
- Claudio José Vouga (Envolvido(a))
- Julio Barone (Envolvido(a))
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Idioma(s)
português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
latim