File 36149/1972 - Apelação n. 36.149/1972

Open original Digital object

Identity area

Reference code

BR DFSTM 002-002-003-003-001-36149/1972

Title

Apelação n. 36.149/1972

Date(s)

  • 30/10/1964 a 30/03/1973 (Creation)

Level of description

File

Extent and medium

Dimensão: 1.837 folhas; 5 volumes; 1 apenso.
Suporte: papel.

Context area

Name of creator

(1934 a 1969)

Administrative history

Repository

Archival history

Processo autuado na 3ª Auditoria da 1ª Região Militar, Rio de Janeiro, sob o número 1.574, em 30/10/1964, a partir do Inquérito Policial Militar instaurado pela Portaria n. 3/CP, de 10 de abril de 1964. Julgado pelo Conselho Permanente de Justiça da 3ª Aud. da 1ª Região Militar em 16/05/1967. Seguiu para o Superior Tribunal Militar como Apelação n. 26.149, em 22/06/1967 e em 19/05/1972. Arquivado no STM em 30/03/1973.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Apelação à decisão do processo onde civis e militares foram acusados de, durante vários meses, anteriormente a 1º (primeiro) de abril de 1964, exercerem atividades subversivas junto aos sargentos do Exército, pela doutrinação política e ideológica, fazendo propaganda, aliciando e incitando militares, principalmente pela chamada “Frente de Mobilização Popular”, objetivando implantar no país um regime social e político contrário à ordem legal e constitucional.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions governing access

Sem restrição de acesso, dando-se preferência ao acesso on-line, caso este esteja disponível no sítio do Superior Tribunal Militar.
Caso não esteja, o documento poderá ser solicitado à Ouvidoria do STM por meio do link: https://sei.stm.jus.br/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&acao_origem=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0

Conditions governing reproduction

Sem restrição de reprodução, mediante autorização e compromisso de crédito.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

  • Latin

Language and script notes

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Os réus foram acusados de compor um núcleo denominado “Frente de Mobilização Popular”, organizada e orientada pelo jornalista Paulo Schilling.

Alternative identifier(s)

Access points

Genre access points

Description control area

Institution identifier

Superior Tribunal Militar

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

  • Latin

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area