Aos 28 de setembro de 1934, o Cabo Antonio Fonseca de Souza, servindo no 1º Batalhão de Caçadores, alvejou, por questões íntimas, sua esposa, Maria Deoclecina de Souza, com um tiro de fuzil Mauser, modelo 1908. Fuzil esse que havia tomado, em combate, das mãos de um revoltoso paulista, em Sant’Anna dos Tocos, próximo da cidade de Rezende, no Estado do Rio de Janeiro, durante a revolução paulista de 1932. O militar foi denunciado por ter conservado, indebitamente, em seu poder, um objeto pertencente à Fazenda Nacional. O Ministério Público, não se conformando com a sentença do Conselho de Justiça Especial, que absolveu o réu, vem apelar ao Conselho Superior de Justiça.
Conselho Superior de Justiça do Destacamento do Exército de Leste e de SulÁrea de elementos
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
Nota(s) de fonte(s)
Nota(s) de exibição
Coleção A atuação da Justiça Militar em Tempo de Guerra junto aos Destacamentos dos Exércitos de Leste e do Sul na Revolução Paulista de 1932.
Termos hierárquicos
Revolução Constitucionalista (1932)
Revolução Constitucionalista (1932)
Termos equivalentes
Revolução Constitucionalista (1932)
UP Revolução Constitucionalista de 1932
UP Revolução de 1932
UP Guerra Paulista
UP Revolução Paulista de 1932
UP Movimento Revolucionário do Estado de São Paulo contra o Governo Provisório da União (1932)