Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 15/06/1937 a 07/03/1938 (Creation)
Level of description
Extent and medium
Dimensão: 1.299 folhas; 5 volumes.
Suporte: papel.
Context area
Name of creator
Administrative history
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) abalou os ideais dos amantes do liberalismo, do progresso e do imperialismo. A necessidade de mudança era visível e duas propostas surgiram na Europa, a fim de acabar com a crise do modelo existente. A primeira foi criada ainda durante a Grande Guerra: na Rússia, Lênin e seus companheiros implementaram um modelo de sociedade baseado no pensamento de Marx. A segunda foi o fascismo, que se consolidou com a chegada de Mussolini ao poder, em 1922, na Itália, e com Hitler, em 1933, na Alemanha.
O Brasil não passou incólume a esses novos acontecimentos mundiais: o fascismo europeu é aderido pela Ação Integralista Brasileira (AIB). O marxismo é personalizado na Aliança Nacional Libertadora (ANL), que se fortalece com a adesão do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Na década de 1920, os militares se mantêm cada vez mais articulados, prova disso são o Movimento Tenentista e a Coluna Prestes. Em 1930, uma junta militar derruba o presidente Washington Luís e governa o Rio de Janeiro por dez dias até passar o poder a Getúlio Vargas.
Vargas, em 1932, enfrenta uma revolta constitucionalista em São Paulo. Em 1935, os comunistas tentam tomar o poder no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e em Recife. Após a tentativa de golpe por parte da esquerda, a justiça militar ganha um novo órgão: o Tribunal de Segurança Nacional.
Em 23 de novembro de 1935, no Rio Grande do Norte, se inicia uma tentativa de golpe por parte da esquerda: a Intentona Comunista. Natal é tomada pelos revolucionários e retomada pelo governo em quatro dias. Rebeliões se seguem no Rio de Janeiro e em Recife, resultando em mortes e no fracasso do movimento.
Acontecimentos extremos acarretam medidas extremas: em 11 de setembro de 1936, é criado o Tribunal de Segurança Nacional (TSN), pela Lei n. 244. Esse órgão da justiça militar passa a processar e julgar, em primeira instância, as pessoas acusadas de promover atividades contra a segurança externa do país e contra as instituições militares. Funcionou até 17 de novembro de 1945, quando foi extinto por meio da Lei Constitucional n. 14.
Name of creator
Repository
Archival history
Inquérito policial militar instaurado para apurar a atuação dos oficiais não envolvidos no levante ocorrido em 27 de novembro de 1935 no quartel do 3º Regimento de Infantaria, cidade do Rio de Janeiro. Autuado no Tribunal de Segurança Nacional sob o número 77, em 30/11/1936. Acórdão do TSN de 16/04/1937 (vol. 1º, fls. 370) entendeu que os fatos apurados no presente inquérito policial militar escapam à competência desse Tribunal. Autuado na 1ª Auditoria da 1ª Região Militar em 15/06/1937. Sentença do Conselho Especial de Justiça Militar da 1ª Auditoria da 1ª RM prolatada em 17/02/1937 (vol. 5º, fls. 344 a 366).
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Processo referente ao inquérito policial militar instaurado para apurar a atuação dos oficiais não envolvidos no levante ocorrido em 27 de novembro de 1935 no quartel do 3º Regimento de Infantaria, cidade do Rio de Janeiro, quando parte da guarnição se sublevou contra as autoridades constituídas, com o objetivo de mudar pelas armas a Constituição da República e a forma de governo por ela estabelecida.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions governing access
Sem restrição de acesso, dando-se preferência ao acesso on-line, caso este esteja disponível no sítio do Superior Tribunal Militar.
Caso não esteja, o documento poderá ser solicitado à Ouvidoria do STM por meio do link: <https://sei.stm.jus.br/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&acao_origem=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0 >.
Conditions governing reproduction
Sem restrição de reprodução, mediante autorização e compromisso de crédito.
Language of material
Brazilian Portuguese
Script of material
Latin
Language and script notes
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Processo n. 77/1936-TSN.
Notes area
Note
O encarregado do Inquérito Policial Militar foi o Coronel Luiz Carlos da Costa Netto.
Note
Decreto n. 18, de 7 de março de 1891 (Código Penal Militar), art. 81
Decreto n. 18, de 7 de março de 1891 (Código Penal Militar), art. 85
Decreto n. 18, de 7 de março de 1891 (Código Penal Militar), art. 124
Decreto n. 18, de 7 de março de 1891 (Código Penal Militar), art. 170
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
- Movimentos revolucionários e de protesto » Intentona Comunista
- Código Penal Brasileiro » Crime de desobediência
- Crime militar em tempo de guerra » Favorecimento ao inimigo » Inobservância do dever militar » Rendição ou capitulação
- Tribunal de Segurança Nacional (TSN) (1936-1945), incompetência
- Absolvição
- Crime militar em tempo de guerra » Favorecimento ao inimigo » Abandono de posto (favorecimento ao inimigo)
- Código Penal Militar » Código Penal Militar (1944) » Art. 124, parágrafo único, do Código Penal para a Armada (1891)
Place access points
Genre access points
Description control area
Institution identifier
Language(s)
Brazilian Portuguese
Script(s)
Latin