Superior Tribunal Militar IN

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Identifier

BR DFSTM

Authorized form of name

Superior Tribunal Militar IN

Parallel form(s) of name

  • STM

Other form(s) of name

  • SUPREMO TRIBUNAL MILITAR

Type

  • National

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Maria Juvani Lima Borges

Type

Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento

Address

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SIA Trecho 17, IA-4, nº 1620

Locality

Brasília

Region

DF

Country name

Postal code

Telephone

(61) 3313-9322

Fax

(61) 3313-9511

Note

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History

Órgão da Justiça Militar e Tribunal Superior mais antigo em funcionamento no país, foi criado em 1º de abril de 1808 por alvará do príncipe Dom Fernando José de Portugal, ministro-assistente do gabinete do príncipe Dom João VI, com o nome de Conselho Supremo Militar e de Justiça. Com sede na Corte, o Conselho Supremo Militar e de Justiça tinha por função julgar crimes de natureza civil e militar, mantendo, além disso, um caráter consultivo, pois a Coroa submetia a seu julgamento diferentes questões administrativas, como o reconhecimento de serviço de guerra, a outorga de condecorações e até mesmo o aumento de soldo de praças e de oficiais.
Após a independência e com a Constituição de 1823, o Conselho Supremo Militar e de Justiça não sofreu modificações consideráveis, não chegando sequer a ser mencionado no título 6º da referida Carta, que tratava do Poder Judicial, razão pela qual permaneceu desempenhando as mesmas funções durante todo o Império, não tendo, inclusive, sofrido modificações quanto a sua estrutura ou sede.
Promulgada a Constituição de 24 de fevereiro de 1891, o novo sistema republicano estabeleceu consideráveis modificações na estrutura e na organização do Poder Judiciário, e no contexto dessas modificações instituiu o Supremo Tribunal Federal (STF) como Corte de mais alta instância do país. Mas somente através do Decreto n. 149, de 18 de julho de 1893, o Conselho Supremo Militar e de Justiça seria extinto para a criação de um foro especial para o julgamento de militares, que passou a denominar-se Supremo Tribunal Militar. Passava a ser integrado por 15 membros, sendo oito do Exército, quatro da Marinha e três juízes togados. Seus membros seriam vitalícios, e aqueles que provinham do Império seriam despojados de seus antigos títulos nobiliárquicos, pois o referido decreto assegurava a denominação genérica de “ministro” para os membros da Corte.

O novo tribunal, apesar de se constituir quase dos mesmos membros, conquistou sua independência e autonomia, já que, desde a sua instituição, em 1808, tinha a presidência exercida pelo chefe da nação, primeiro D. João VI, seguido por D. Pedro I e D. Pedro II, e depois da República exercida pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Sendo assim, o primeiro presidente do Supremo Tribunal Militar foi o marechal José Xavier de Noronha Camões de Albuquerque Sousa Muniz, conhecido no Império como marquês de Angêja.
Entre outras atribuições, segundo o mencionado decreto, era de sua competência “julgar em segunda e última instância todos os crimes militares, como tais capitulados na lei em vigor”, assim como estabelecer a forma processual militar enquanto a matéria não fosse regulada por lei.
A partir da Constituição de 16 de julho de 1934, o Supremo Tribunal Militar e os tribunais militares inferiores foram considerados órgãos de justiça especializados. Criava-se, assim, a Justiça Militar da União a exemplo de outros estados europeus, sobretudo aqueles que foram palco das ações da guerra de 1914.
No Brasil, ainda sob o impacto da Revolução de 1930 e da revolta constitucionalista de São Paulo, ocorrida dois anos depois, e não menos sob o impacto do reinício de antigas hostilidades na Europa, a Constituição de 1934 traz como novidade o fato de a Justiça Militar, através do Supremo Tribunal Militar, passar a ter competência para julgar civis em crimes contra a “segurança externa do país ou contra instituições militares”.
Com o advento do Estado Novo, instituído pela Constituição de 1937, decretada pelo presidente Getúlio Vargas a 10 de novembro, a Justiça Militar manteve suas atribuições, e o Supremo Tribunal Militar não sofreu modificações quanto a sua estrutura e sede. Contudo, pelo Decreto-Lei n. 925, de 2 de dezembro de 1938, a Justiça Militar e seu órgão de mais alta instância foram reestruturados a partir da instituição do Código da Justiça Militar, surgido nesse mesmo ano. Em um de seus artigos, o código dispunha sobre a composição e a competência do Supremo Tribunal Militar. Esse órgão passava a ser integrado por 11 juízes vitalícios, a exemplo do STF, com o título de ministros, nomeados pelo presidente da República e escolhidos na seguinte proporção: quatro generais efetivos do Exército, três almirantes efetivos da Marinha e quatro civis.
Entre outras atribuições, o Supremo Tribunal Militar deveria, segundo o referido decreto-lei, “processar e julgar originariamente os ministros do mesmo tribunal, o procurador-geral e os oficiais-generais do Exército e da Armada; processar e julgar as petições de habeas-corpus, quando a coação ou ameaça emanar de autoridade militar, administrativa ou judiciária”, o que deu à Corte, pela primeira vez, competência para o exame do instituto do habeas-corpus; “julgar os conflitos de jurisdição suscitados entre os conselhos de Justiça Militar; eleger seu presidente e vice-presidente; elaborar seu regimento interno; e consultar, com seu parecer, as questões que lhe foram afetas pelo presidente da República sobre economia, disciplina, direitos e deveres das forças de terra e mar e classes anexas”.
Na Constituição de 18 de setembro de 1946, não houve modificações quanto à organização da Justiça Militar. Contudo, os constituintes de 1946 decidiram efetuar uma mudança de denominação, e o Supremo Tribunal Militar passou a denominar-se Superior Tribunal Militar (STM). Como nas constituições anteriores, competia à Justiça Militar processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares e as pessoas que lhes eram assemelhadas. Mais uma vez, esse foro especial podia estender-se aos civis, nos casos que a lei determinasse, para a repressão de crimes contra a segurança externa do país ou contra as instituições militares. Como nas cartas que a precederam, a Constituição de 1946 deixou para o legislador ordinário a tarefa de elaborar as leis que tratavam da organização do tribunal.
Em 1965, através do AI-2, a composição do STM passou a ser de 15 membros vitalícios, nomeados pelo presidente da República depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal. Do total de juízes, três deveriam ser escolhidos entre os oficiais-generais da ativa da Marinha, quatro entre os oficiais-generais da ativa do Exército, três entre os oficiais-generais da ativa da Aeronáutica e cinco entre civis, o que trouxe, pela primeira vez, a obrigatoriedade da presença da Aeronáutica na composição da corte.
A Constituição de 24 de janeiro de 1967 incorporou integralmente o texto do AI-2 no tocante à Justiça Militar, passando a fazer parte do texto constitucional as regras que determinavam a composição do STM, que se mantém inalterada até os dias atuais.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

1808 - 1891 - Poder executivo - Império - Conselho Supremo Militar e de Justiça
1891 - 1934 - Poder Executivo - República - Supremo Tribunal Militar
1934 - 1946 - Poder Judiciário - República - Supremo Tribunal Militar
1946 - em vigor - Poder Judiciário - República - Superior Tribunal Militar

Administrative structure

Resolução n. 217/2015 aprovou o Organograma do STM, onde estão representados um conjunto de funções, responsabilidades, autoridades e comunicações das unidades organizacionais do Superior Tribunal Militar.
https://www.stm.jus.br/images/arquivos/institucional/res_217_2015.pdf

Records management and collecting policies

Ato normatvo.....
Atualmente todos os processos de 1808 à 1989 foram declarados de relevância histórica, através do Edital nº 002/2016.

Buildings

Holdings

Com os nomes de Conselho Supremo Militar e de Justiça (1808-1893) e Supremo Tribunal Militar (1893-1946), o Tribunal acumulava funções de caráter administrativo referentes a requerimentos, cartas-patentes, promoções, soldos, reformas, nomeações, lavratura de patentes, sobre as quais manifestava seu parecer, e de caráter processual, julgando em última instância os processo criminais dos réus sujeitos ao foro militar.”
Como Superior Tribunal Militar, a partir da Constituição de 1946, sua função passou a ser somente de caráter processual.
Decorrente das funções do Tribunal, a Seção de Arquivo possui em seu acervo, alguns documentos de caráter administrativo e também processual, que são parte da história da Justiça Militar, do STM e também do Brasil.
Algumas séries estão incompletas, devido à transferência de documentos para o Arquivo Nacional, obrigatória em determinada época pelo Decreto n. 16.036, de 14.05.1923, bem como também pela falta, durante anos, de política de preservação dos documentos.

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