Atas das Sessões do Conselho Supremo de Justiça Militar (CSJM) junto à Força Expedicionária Brasileira (FEB). Inicia-se pela ata da 2ª (segunda) Sessão, de 6 de junho de 1944, e se encerra com a ata da 67ª (sexagésima sétima) Sessão, de 24 de janeiro de 1946. Estão assinadas de próprio punho pelo presidente do CSJM.
Contém o local de origem das apelações julgadas pelo CSJM.
Área de elementos
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
Força militar brasileira de 25.334 homens que foi responsável pela participação brasileira ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída principalmente por uma divisão de infantaria, que historicamente é considerada o conjunto de todas as forças militares brasileiras que participaram daquela campanha. A campanha do Brasil na guerra colocou em xeque o governo de Getúlio Vargas, que após seu fim acabou sendo deposto do governo. O saldo da FEB foi de 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos mortos, somando ainda mais aproximadamente 12 mil feridos pelos combates.
Nota(s) de fonte(s)
https://stm.jus.br/o-stm-stm/jmu-na-historia/acontecimentos/item/1492-forca-expedicionaria-brasileira. Acesso em: 08 Ago. 2018.
Nota(s) de exibição
Termos hierárquicos
Força Expedicionária Brasileira (FEB)
Termos equivalentes
Força Expedicionária Brasileira (FEB)
UP FEB