Aos 13 de julho de 1932, durante a Revolução Paulista, a Fazenda Itatiaia, localizada às margens do Rio Paraíba, fora ocupada pelas Forças Paulistas de um lado; e do outro, pelas Forças Federais. Com a retirada dessas forças, após os combates, o administrador da fazenda retornou ao local e verificou que a usina e a fábrica de laticínios estavam depredadas, constatando o furto de diversas peças das máquinas e outros objetos, muitos dos quais foram encontrados, depois, na casa comercial do civil Francisco Pettinati, que alegou tê-los comprado de um chofer de caminhão. O Ministério Público, não se tendo conformado com a sentença do Conselho de Justiça, que absolveu o acusado, vem apelar para o Conselho Superior de Justiça Militar.
UntitledElements area
Taxonomy
Code
Scope note(s)
Movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
Source note(s)
Display note(s)
Coleção A atuação da Justiça Militar em Tempo de Guerra junto aos Destacamentos dos Exércitos de Leste e do Sul na Revolução Paulista de 1932.
Hierarchical terms
Revolução Constitucionalista (1932)
Revolução Constitucionalista (1932)
Equivalent terms
Revolução Constitucionalista (1932)
UF Revolução Constitucionalista de 1932
UF Revolução de 1932
UF Guerra Paulista
UF Revolução Paulista de 1932
UF Movimento Revolucionário do Estado de São Paulo contra o Governo Provisório da União (1932)