Pedido de desaforamento do processo a que, perante a Auditoria da 8ª Região Militar, responde o Major Aviador Engenheiro Haroldo Coimbra Velloso, para uma das Auditorias da Capital Federal, tendo em vista ter o referido major que responder também a processo de deserção nessa Capital.
Elements area
Taxonomy
Code
Scope note(s)
Poucos dias após a posse do novo governo (Juscelino Kubitschek e João Goulart, Presidente e Vice-Presidente da República, respectivamente), na noite de 10 de fevereiro de 1956, oficiais da Aeronáutica insatisfeitos, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo capitão José Chaves Lameirão, partiram do Campo de Afonsos, no Rio de Janeiro, instalaram-se na base aérea de Jacareacanga, no sul do Pará, e ali organizaram o seu quartel-general.
Dez dias depois do início da rebelião, os rebeldes já controlavam as localidades de Cachimbo, Belterra, Itaituba e Aragarças, além da cidade de Santarém, contando inclusive com o apoio das populações locais. Haviam recebido também a adesão de mais um oficial da Aeronáutica, o major Paulo Victor da Silva, que fora enviado de Belém para combatê-los.
Apesar de ter sido uma rebelião de pequena monta, o governo encontrou dificuldades para reprimi-la devido à reação de oficiais, sobretudo da Aeronáutica, que se recusavam a participar da repressão aos rebelados.
Source note(s)
BRASIL. Superior Tribunal Militar. JMU na História - Revolta de Jacareacanga. Disponível em: https://stm.jus.br/o-stm-stm/jmu-na-historia/acontecimentos/item/1493-revolta-de-jacareacanga. Acesso em: 08 Ago. 2018.
COSTA, Célia Maria Leite. O Brasil de JK - Revolta de Jacareacanga. Fundação Getúlio Vargas (FGV) : CPDOC. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Politica/Jacareacanga. Acesso em: 26 set. 2017.